Ensaio Termográfico

A Termografia ou Ensaio Termográfico é um método que distende a visão humana através do espectro infravermelho.

O infravermelho é uma frequência eletromagnética, espontaneamente emitida por algum corpo, com magnitude proporcional a sua temperatura.

São, destarte, emissões de infravermelho pelo meio de uma tela, lançando imagens técnicas chamadas termogramas, que, resumidamente, admitem a visualização da distribuição de calor na região enfocada.

De tal modo, através do termo visor, fica fácil a localização de regiões quentes ou frias, através da interpretação dos termogramas que fornecem imagens, em faixas de temperatura que podem cobrir de –40 a 1500 ºC.

Termografia para inspeção de vazamentos hidráulicos

Técnica de exame não destrutivo para detecção de umidade em áreas internas que apresentem manifestações patológicas ou sinais relacionados a esse problema.

Termografia é uma inspeção útil para a detecção de infiltrações não visíveis ou em estágios iniciais, fornecendo informação detalhada da área em estudo, devendo também ser considerados alguns fatores, tais como: condições ambientais externas do local de estudo,  especificações da câmera e as características da infiltração.

O exame utiliza como princípio, que todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto emitem radiação na faixa infravermelha do espectro eletromagnético.

A radiação aferida através de uma câmera termográfica, é decomposta em sinais elétricos e originando o termograma, onde cada cor representa um intervalo definido de temperatura.

Termografia para componentes e instalações elétricas

Para a realização da termografia não são necessários os desligamentos de quaisquer máquinas e equipamentos elétricos.

A termografia possui importantes papel no levantamento e coleta de dados, bem como ferramenta para a avaliação das instalações elétricas e manutenção preventiva de instalações existentes, sendo a temperatura, a principal variável detectável no processo de falha de uma instalação elétrica.

Todos os componentes elétricos começam a deteriorar-se após a instalação, devido à carga elétrica, vibrações, corrosão e envelhecimento.

As anomalias aparecem com o aumento da temperatura durante um largo período de tempo, antes da ocorrência de uma falha.

Uma inspeção termográfica em instalações elétricas, identifica problemas causados à elevada resistência, por superfícies com contato deficiente, circuito sobrecarregado ou problema de desequilíbrio de cargas.

O contato deficiente, deve-se a ligações soltas, oxidadas ou por falhas de componentes.

orcamento

ORÇAMENTO

Clique no botão para solicitar um orçamento

Contato Via WhatsApp
Precisa de Ajuda? 👋
Olá 👋
Podemos te ajudar?