Ensaio Termográfico
A Termografia ou Ensaio Termográfico é um método que distende a visão humana através do espectro infravermelho.
O infravermelho é uma frequência eletromagnética, espontaneamente emitida por algum corpo, com magnitude proporcional a sua temperatura.
São, destarte, emissões de infravermelho pelo meio de uma tela, lançando imagens técnicas chamadas termogramas, que, resumidamente, admitem a visualização da distribuição de calor na região enfocada.
De tal modo, através do termo visor, fica fácil a localização de regiões quentes ou frias, através da interpretação dos termogramas que fornecem imagens, em faixas de temperatura que podem cobrir de –40 a 1500 ºC.
Termografia para inspeção de vazamentos hidráulicos
Técnica de exame não destrutivo para detecção de umidade em áreas internas que apresentem manifestações patológicas ou sinais relacionados a esse problema.
Termografia é uma inspeção útil para a detecção de infiltrações não visíveis ou em estágios iniciais, fornecendo informação detalhada da área em estudo, devendo também ser considerados alguns fatores, tais como: condições ambientais externas do local de estudo, especificações da câmera e as características da infiltração.
O exame utiliza como princípio, que todos os objetos com temperatura acima do zero absoluto emitem radiação na faixa infravermelha do espectro eletromagnético.
A radiação aferida através de uma câmera termográfica, é decomposta em sinais elétricos e originando o termograma, onde cada cor representa um intervalo definido de temperatura.
Termografia para componentes e instalações elétricas
Para a realização da termografia não são necessários os desligamentos de quaisquer máquinas e equipamentos elétricos.
A termografia possui importantes papel no levantamento e coleta de dados, bem como ferramenta para a avaliação das instalações elétricas e manutenção preventiva de instalações existentes, sendo a temperatura, a principal variável detectável no processo de falha de uma instalação elétrica.
Todos os componentes elétricos começam a deteriorar-se após a instalação, devido à carga elétrica, vibrações, corrosão e envelhecimento.
As anomalias aparecem com o aumento da temperatura durante um largo período de tempo, antes da ocorrência de uma falha.
Uma inspeção termográfica em instalações elétricas, identifica problemas causados à elevada resistência, por superfícies com contato deficiente, circuito sobrecarregado ou problema de desequilíbrio de cargas.
O contato deficiente, deve-se a ligações soltas, oxidadas ou por falhas de componentes.